O Hospital Nossa Senhora das Mercês já recebeu R$2,3 milhões dos R$4,3mi totais investidos para a construção e aquisição de equipamentos da UTI Pediátrica na unidade. O anúncio foi realizado nesta sexta-feira (26), e contou com a presença do Secretário de Saúde do Estado e de autoridades locais, estaduais e federais.
Os R$2 milhões restantes serão enviados após as obras serem finalizadas, para compra de equipamentos necessários para atendimento intensivo especializado.
Segundo o diretor executivo da instituição, Ricardo Camarano, serão construídos 10 leitos da UTI Pediátrica no Hospital, que irá atender não apenas São João del-Rei, mas toda a macrorregião. “A gente entende que é uma necessidade grande da nossa macrorregião, a UTI Pediátrica, então, nós vamos fazer isso com muita seriedade, com trabalho bem-feito.”
A secretária municipal de Saúde, Gláucia Sbampato, explicou que havia um gargalo na cidade em relação ao atendimento pediátrico devido à falta de leitos voltados ao cuidado intensivo de crianças. Ela reforçou a importância desse novo investimento para a saúde. “A importância é macrorregional. É um vazio assistencial que a gente tem, os leitos de UTI pediátricos. Toda vida é muito sensível, mas uma criança principalmente. Então, a gente vê isso como uma conquista para a região, e um acesso mais fácil para a região toda.”
Após a construção e aquisição dos equipamentos, o funcionamento da UTI Pediátrica será custeado pelo Governo de Minas até sua habilitação junto ao Ministério da Saúde. Todas as novas vagas serão para atendimento via SUS.
Ainda não há previsão do início das obras na unidade.