O Expominas de São João del-Rei foi oficialmente repassado para a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) nesta sexta-feira (26). A assinatura do termo aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura e reuniu autoridades municipais, estaduais e federais.
Participaram da cerimônia o deputado estadual Cristiano Silveira, o deputado federal Domingos Sávio, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, o diretor de Mineração e Ativos da Codemge, Leandro César Pereira, o prefeito Aurélio Suenes, o vice-prefeito Rogério Cury, o reitor da UFSJ, Marcelo Andrade, além de vereadores e secretários municipais.
Com a transferência, o imóvel passa a ter uma nova destinação voltada para a saúde, o ensino e a formação profissional. O local, que por muitos anos ficou sem utilização e era conhecido como um “elefante branco”, poderá abrigar futuramente um Hospital Universitário 100% SUS, atendendo moradores de São João del-Rei e de toda a região das Vertentes.
Apesar do avanço, a implantação do hospital ainda depende de etapas técnicas, administrativas e institucionais para sair do papel.
Segundo o deputado Cristiano Silveira, a conquista é resultado de meses de articulação para impedir a venda do imóvel e garantir sua transferência para a UFSJ. Ele destacou que a próxima etapa será viabilizar a instalação do Hospital Universitário, com a expectativa de ampliar o atendimento em saúde, gerar empregos e contribuir para a formação de novos profissionais.
O reitor da UFSJ, Marcelo Andrade, disse que a criação do hospital-escola no espaço é uma demanda antiga da população e da universidade. A proposta busca fortalecer os serviços de saúde pública e ampliar as atividades de ensino e extensão na região. Além disso, o reitor alegou que o HU vai atender não só os alunos de medicina, mas outros cursos e a população são-joanense.