Emboabas

São João del-Rei recebe novo ônibus para transporte de pacientes da saúde

São João del-Rei recebeu um novo ônibus para o transporte de pacientes da saúde. O veículo foi disponibilizado por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes (CISVER), em parceria com o Governo de Minas Gerais, e será utilizado para levar moradores que precisam realizar consultas e tratamentos em outras cidades.

O ônibus possui 25 lugares e conta com o acompanhamento de uma técnica de enfermagem em todas as viagens, oferecendo mais segurança e conforto aos pacientes durante o deslocamento.

De acordo com a Prefeitura, a chegada do veículo deve ampliar a capacidade de transporte para atendimentos fora do município, contribuindo para a continuidade de consultas, exames e tratamentos especializados.

São João del-Rei passou a integrar o CISVER em abril de 2025, após aprovação unânime dos municípios participantes do consórcio. Segundo a administração municipal, a adesão teve como principal objetivo ajudar na redução das filas de exames e procedimentos médicos.

O CISVER oferece diversos serviços integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS), como consultas, exames, transporte sanitário de pacientes, atendimento em saúde mental, casa de apoio e acolhimento de crianças e adolescentes.

Para utilizar os serviços do consórcio, o paciente deve procurar inicialmente o médico da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Após avaliação, os encaminhamentos para exames e consultas especializadas são realizados pela rede municipal de saúde, respeitando a disponibilidade de vagas e a fila de espera do sistema.

Sair da versão mobile