Emboabas

Revitalização da Maria Fumaça terá investimento de R$ 16 milhões em São João del-Rei

O Complexo Ferroviário de São João del-Rei receberá cerca de R$ 16 milhões em investimentos por meio do Novo PAC. O recurso será utilizado em um amplo projeto de revitalização da área, com a criação de espaços de convivência, áreas gastronômicas, pontos de artesanato e novos serviços voltados aos turistas. A expectativa é fortalecer ainda mais o potencial turístico e econômico de um dos principais patrimônios históricos da região.

Durante cerimônia realizada nesta terça-feira (23), na Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Minas Gerais, a superintendente do órgão, Tainah Leite, destacou a importância da iniciativa para a preservação do patrimônio ferroviário. “O papel do Iphan nesse processo de gestão do Complexo se dá pela preocupação em agir dentro de seu papel institucional na promoção da preservação do patrimônio cultural brasileiro de forma sustentável, contribuindo para a cidadania plena e para o reconhecimento, valorização e difusão da diversidade cultural”, afirmou.

O investimento foi anunciado na última terça (23) durante a assinatura do termo de cessão do Complexo Ferroviário às prefeituras de São João del-Rei e Tiradentes. O acordo contempla a Maria Fumaça, que liga os dois municípios históricos, além do Museu Ferroviário e demais estruturas do complexo. A assinatura também contou com a participação da VLI, atual gestora da operação do trem turístico.

Com a cessão, os municípios passam a assumir papel central na administração do patrimônio, fortalecendo a integração entre turismo, cultura e desenvolvimento econômico. A Maria Fumaça é um dos principais atrativos turísticos de Minas Gerais e transporta cerca de 120 mil passageiros por ano entre São João del-Rei e Tiradentes

Sair da versão mobile