As peixarias de São João del-Rei e região estão cada vez mais movimentadas com a proximidade das celebrações da Semana Santa. Um hábito muito comum entre os católicos, para esta época, em sinal de respeito, é trocar o consumo de carne vermelha pelos pescados.
Com isso, muitas peixarias da cidade, como a do Luís Otávio, próxima ao Mercado Municipal, no Centro, precisa sempre reforçar o estoque nesta época do ano:
“Na Quaresma, temos a maior demanda de pescado do ano, trazendo mais de 800 quilos de peixe para as famílias são-joanenses e de toda a região. Aqui temos como carro chefe o Cascudo, líder de vendas nesses mais de 40 anos de tradição da nossa peixaria. Em toda semana santa, batemos recorde de vendas”.
E o consumo de peixes garante diversos benefícios à saúde. Em conversa com a Emboabas, a nutricionista Kellen Castelo Branco destacou esses pontos positivos:
“Então, um dos principais benefícios dos peixes é que eles ajudam a evitar as doenças cardiovasculares, que são os AVCs, infarto, pressão alta, e principalmente os peixes mais gordurosos, como sardinhas, salmão, porque eles têm ácidos graxos polissaturados, que são os famosos ômegas 3, 6, que são gorduras saudáveis, que têm ação antioxidante e anti-inflamatória. E aí, ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue. É, os peixes são ricos em vitamina D, tem uma boa quantidade de vitamina D, e o que melhora a absorção de cálcio dos ossos, prevenindo assim a osteoporose. O peixe é super rico em selênio, o que melhora também a saúde da tireóide.”
Mas crianças, gestantes e idosos precisam estar atentos à essa ausência de carne vermelha, por um longo período na alimentação, devido a vitamina B12, responsável por dar ânimo ao nosso dia-a-dia. A nutricionista deixou uma dica para essa reposição:
“Algumas pessoas precisam de uma atenção especial para evitar essas deficiências, principalmente crianças, gestantes e idosos. Pessoa que não come carne vermelha pode ter baixos níveis de vitamina B12. Essa deficiência pode causar fadiga, que é cansaço, anemia e até problema neurológico. Quem não consome carne vermelha precisa obter B12 de outras fontes, como ovo, laticínios ou muitas vezes mesmo, é suplementar. É outra questão que a carne vermelha é uma das melhores fontes de ferro, que é o ferro M, que é o ferro B, absolvido pelo organismo”.