Com a proximidade e o aumento do número de celebrações quaresmais e da Semana Santa que se aproxima, em São João del-Rei, cresce o número de turistas, de pessoas e de ambulantes atuando no entorno das principais igrejas são-joanenses.
Pipoqueiros, doceiros e outros vendedores autônomos, que desejam trabalhar de forma legalizada nas ruas de São João del-Rei neste período, precisam regularizar essa atuação na Secretaria de Finanças da cidade.
Recentemente, uma abordagem equivocada da fiscalização municipal ao trabalho de um pipoqueiro, no Centro Histórico de São João del-Rei, durante as Comemorações dos Passos, chamou a atenção nas redes sociais. O fato não só rendeu um vídeo de desculpas do prefeito Aurélio Suenes, como também chamou a atenção para a necessidade de uma atualização das normas para esse tipo de trabalho na cidade.
Em conversa com o Jornalismo da Emboabas, a Secretaria de Finanças disse que estão fazendo o procedimento normal para o uso do espaço público são-joanense por lá. O trabalhador ambulante interessado procura a Secretaria, faz o requerimento para tal situação e é gerada uma taxa, se for o caso, ficando assim regular conforme a legislação vigente no município.
Para outras informações, pode-se entrar em contato com a Secretaria de Finanças, através do 0800 678 1000, ramal 1013 ou 1014. Ela está localizada na Rua Ministro Gabriel Passos, no Centro, em frente à Prefeitura de São João del-Rei.