Na manhã desta segunda-feira (8), a Secretaria de Meio Ambiente realizou o corte de duas palmeiras que estavam mortas há cerca de quatro anos no Largo do São Francisco, em São João del-Rei.Segundo a secretaria, as árvores estavam completamente secas e ofereciam risco de queda, o que poderia causar acidentes graves.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Fábio Andrade, o problema nas palmeiras já havia sido identificado há cerca de quatro anos, ainda na gestão anterior. Desde então, a equipe técnica da prefeitura vinha acompanhando a situação de perto.
Atualmente, o município conta com uma equipe fixa de cinco profissionais que cuidam da arborização da cidade. Eles fazem podas, avaliações e monitoramentos constantes. Além disso, uma empresa especializada também está trabalhando para prevenir riscos, principalmente com árvores que podem oferecer perigo à população.
Fábio Andrade garantiu que a substituição das palmeiras será feita com responsabilidade. Primeiro, a equipe técnica vai fazer estudos para escolher o tipo de árvore mais adequado para o espaço e também para respeitar o valor histórico do local. Só depois dessa análise é que novas mudas serão plantadas.
A Secretaria de Meio Ambiente reforça que todas as decisões são baseadas em critérios técnicos e legais, sempre com foco na segurança dos moradores, na preservação do patrimônio público e no cuidado com o meio ambiente.