Uma noite especial aos amantes da Semana Santa em São João del-Rei promete atrair um grande público ao Largo do Rosário nesta quarta-feira, 02 de abril, a partir das 20h.
No local, acontecerá a exibição especial do documentário “Semana Santa de São João del-Rei, identidade barroca de Minas Gerais”. A produção é uma mostra da celebração mais preservada do país com ritos e tradições de mais de 300 anos.
Ao lado de Amaury Bassi, Lia Lombardi esteve na direção do documentário. Em conversa com a Emboabas, Lia falou dos desafios desta produção:
“Foram muitos os desafios para esse documentário. Primeiro, tem o desafio criativo, de você contar a história de uma celebração que acontece há mais de 300 anos aqui na cidade e que conta com ritos litúrgicos e paralitúrgicos, tradições culturais de um povo que tem muito cuidado, muito zelo com esses ritos. Sem contar essa história, sem ficar enfadonho para quem já conhece e ao mesmo tempo ser claro e informativo para quem nunca viu. Depois, você tem o desafio do tempo de contar tudo isso em meia hora e com as imagens que a gente já tinha registrado das cerimônias ao longo dos três últimos anos. E depois, roteirizar, produzir tudo esse ano, já que a gente conseguiu aprovar o projeto no Conselho de Patrimônio há muito pouco tempo, em fevereiro. Então, o desafio foi enorme e o tempo não ajuda, né? O tempo era realmente um grande desafio”.
Lia também citou alguns parceiros importantes na construção desse filme especial.
“Posso garantir que foi tudo feito com muita dedicação, com muito empenho, tanto o meu quanto do Amaury Bassi. Vale dizer também que ajudaram a costurar essa história toda, nessa narrativa, as entrevistas do Monsenhor Geraldo Magela, que é o pároco da Catedral, o professor Abgar Campos Tirado, músico intelectual de São João del-Rei, comentarista da Semana Santa já há uns 40 anos, e a antropóloga Sueli Campos, que fez a tese dela de doutorado em Ciências Sociais na Universidade de Sorbonne, na França, exatamente sobre a Semana Santa de São João del-Rei, de Braga, de onde veio boa parte dessas celebrações que a gente tem hoje aqui em São João del-Rei. Foi graças ao convite da Irmandade do Santíssimo Sacramento, através do Ricardo Camarano, provedor da Irmandade, que é a responsável pela realização da Semana Santa de São João del-Rei, que eu e o Amaury vemos essa iniciativa de fazer as imagens das festas por três anos, desde 2022”.
A exibição desta quarta-feira, às 20h, no Largo do Rosário, abre a programação da Semana Santa Cultural 2025, uma realização da Prefeitura de São João del-Rei, através da Secretaria de Cultura e Turismo, do Conselho de Patrimônio e da Associação dos Amigos de São João del-Rei.