Os doadores de sangue têm diversos benefícios e direitos garantidos pela Constituição Federal. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os servidores têm direito a um dia de folga por ano para realizar a doação de sangue, sem prejuízo de sua remuneração.
Além disso, os doadores de sangue têm direito a filas preferenciais em diversos serviços, como forma de facilitar o atendimento. Eventos culturais também podem oferecer benefícios exclusivos para os doadores, reconhecendo o seu papel importante na sociedade. Para os estudantes, existe a possibilidade de converter o atestado de doação em horas complementares, contribuindo para o cumprimento de suas atividades acadêmicas.
De acordo com a Lei nº 219/09, os doadores de sangue, assim como idosos, gestantes e deficientes, têm direito ao atendimento prioritário. Para usufruir dessa prioridade, é necessário comprovar a doação, garantindo que o processo de atendimento seja mais ágil e eficaz.
Vale destacar a Lei nº 1.075, de 27 de março de 1950, que estabelece a dispensa do ponto no dia da doação de sangue. Essa legislação assegura que, uma vez a cada doze meses de trabalho, o empregado pode faltar um dia para realizar a doação sem sofrer descontos, repreensões ou prejuízos em seu salário.
Em todos os casos é necessário a comprovação da doação através do atestado e/ou carteirinha do doador de sangue.
As pessoas que desejam realizar este ato solidário podem realizar o agendamento por meio do site da instituição ou pelo telefone (32) 3322-2915. Em São João del-Rei, o Hemocúcleo que fica localizado está localizada na Rua Prefeito Nascimento Teixeira, número 175, no bairro Segredo.