O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) projeto de extensão desenvolvido pela Receita Federal em parceria com a UFSJ, vai oferecer, gratuitamente, o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Os atendimentos podem ser realizados online, ou presencialmente às quintas e sextas-feiras, das 13h às 17h, na sala 1.05C, prédio do DECAC, no CTAN. Para ambos os formatos, é necessário agendamento prévio pelo e-mail naf@ufsj.edu.br já podem ser feitos. Os preenchimentos da Declaração do Imposto de Renda pela NAF começam em Abril.
O prazo do envio do Imposto de Renda 2025 começou na última segunda-feira (17) e segue até o dia 30 de maio. A Receita Federal liberou um aplicativo para facilitar o preenchimento. O programa gerador da declaração foi liberado para download na última quinta-feira (13), no entanto, ainda não está disponível a ferramenta de declaração pré-preenchida. A opção será liberada somente em 1º de abril. Neste dia também vai começar o envio de documentações pelo novo aplicativo Receita Federal (a ferramenta Meu Imposto de Renda será desativada) e pelo site do órgão.
Segundo o professor responsável, Luiz Gustavo, o NAF também oferece outros serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo como: serviços relacionados ao CPF e ao e-Social doméstico; auxílio na regularização, parcelamento de dívidas e obrigações fiscais de Microempreendedores Individuais (MEI); além de suporte contábil e fiscal para organizações da sociedade civil e pequenos proprietários rurais.
O professor ainda ressaltou que o NAF não substitui nem concorre com escritórios de contabilidade. O objetivo do projeto de extensão da UFSJ é oferecer orientação e assistência gratuita a quem não tem condições de arcar com serviços contábeis, sempre respeitando a atuação dos profissionais da área.