
A Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei divulgou um novo boletim sobre a dengue na cidade. De acordo com os dados apresentados, até o dia 11 de março, cinco casos foram confirmados, dois a mais no comparativo com o boletim passado divulgado em 06 de março.
Esses dois novos casos foram registrados no Centro e no Tijuco. Os outros bairros com casos confirmados de dengue, este ano, são Senhor dos Montes e Solar da Serra.
O novo informativo também revelou mais 42 pessoas entrando na lista de notificações suspeitas para a dengue na cidade. Os bairros que apresentaram, até o momento, o maior número de notificações suspeitas de pessoas com a dengue são: Tijuco (54), Matosinhos (26), Distrito de Rio das Mortes (25), Colônia do Marçal (20), São Geraldo (15) e Bonfim com (13) casos suspeitos. No Matosinhos, houve 2 casos notificados de Chikunguya com resultado negativo.
Segundo o Ministério da Saúde, são sintomas da dengue: febre entre 39°C e 40°C, de início repentino, dor de cabeça, fraqueza extrema, dores musculares e/ou articulares, inclusive atrás dos olhos..
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses e é transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. Repouso, ingestão de muitos líquidos e não se automedicar são dicas fundamentais para a recuperação da doença que só pode ser confirmada após uma consulta médica.
Vale reforçar que a principal medida contra o avanço da dengue é continuar eliminando todo e qualquer ponto ou recipiente que acumule água parada. Em São João del-Rei, a população pode denunciar esses focos para o Setor de Endemias da cidade através do Tele Dengue (32) 3379-1569.