
Boa notícia para você trabalhador! O abono salarial PIS/Pasep começa a ser pago nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, aos trabalhadores com carteira assinada nascidos em janeiro. Os pagamentos ocorrerão de 17 de fevereiro a 15 de agosto de 2025.
Os valores, referente ao ano-base 2023, ficarão disponíveis até o encerramento do calendário, em 29 de dezembro de 2025. O saque pode ser feito através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e no Portal Gov.br.
Segundo o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), 25,8 milhões de trabalhadores brasileiros tem direito ao abono. Desses, cerca de 22 milhões de trabalhadores da iniciativa privada receberão o PIS, enquanto 3,8 milhões de servidores públicos, empregados de estatais e militares têm direito ao Pasep.
O abono salarial é um benefício que pode chegar até um salário-mínimo, concedido anualmente a quem atende aos requisitos do programa, como ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base e recebido até dois salários-mínimos por mês.
O calendário de liberações foi aprovado no fim do ano passado e segue o mês de nascimento do trabalhador. O abono salarial é concedido aos trabalhadores da iniciativa privada (PIS) e aos servidores públicos (Pasep) que atendem aos requisitos do programa. O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal, enquanto o Pasep é pelo Banco do Brasil.