A Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, comunicou que no próximo sábado (23), irá realizar mais um Dia D de vacinação. Neste dia serão oferecidas vacinas para diferentes faixas etárias e a iniciativa será realizada em unidades de saúde de São João del-Rei e da região, das 07h30 até às 13h.
A ação faz parte da Campanha Estadual de Multivacinação do Estado de Minas Gerais que ao distribuir doses de vacinas para as diferentes gerências regionais do estado tem o objetivo central de promover a atualização do esquema vacinal dos mineiros. A cidade de São João del-Rei recebeu doses de vacinas contra a Covid-19, difteria, tétano, coqueluche e sarampo. E também vacinas contra a febre amarela e a Hepatite B, dentre outras, como contou a enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica são-joanense, Katiúcia Canaan em entrevista recente à Rádio Emboabas. Com relação à vacina contra a varicela, esse imunizante não foi enviado pelo Ministério da Saúde, como também reforçou Katiúcia.
E a pasta municipal são-joanense definiu os locais em que irá acontecer esse Dia D na cidade e na região, como também relatou a enfermeira. “Então, algumas não são todas as salas de vacinas que estarão abertas. Eu vou falar para vocês quais serão: Tijuco, unidade básica de saúde do Tijuco estará aberta no dia 23. Giarola, Matosinhos, São Geraldo/ Bela Vista, Bom Pastor/ Pio XII, Núcleo Materno Infantil, São Sebastião da Vitória e Rio das Mortes”. Katiúcia ainda destacou que a unidade de saúde localizada na Colônia/ Giarola também vai oferecer a vacinação durante esse Dia D.
A profissional ainda reforçou que neste dia haverá ações específicas em algumas dessas unidades que promoverão o Dia D. “Algumas unidades, como o Bom Pastor, São Sebastião da Vitória, no Rio das Mortes, haverá também atendimento médico com pré-agendamento. E é muito importante salientar para aquele público que recebe o Auxílio Brasil, que também ocorrerá triagem, que é a pesagem, verificação de cartão de vacinas, que são os critérios para receber o benefício. Então, aproveitar, quem ainda não fez essa triagem para o Auxílio Brasil, procurar essas unidades, porque é o período de vigência até 31 de dezembro.”.
Para receber as vacinas disponíveis na cidade, os cidadãos devem apresentar os seguintes documentos: cartão de vacinas, CPF ou cartão do SUS. Os menores de idade devem estar acompanhados de um responsável.
Para outras informações pode-se entrar em contato com o setor de Epidemiologia através do (32) 3379-1561.