O setor de Endemias em parceria com o setor de Vigilância Epidemiológica, pastas ligadas à Secretaria de Saúde de São João del-Rei, irão realizar na próxima sexta-feira (22), na Praça do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, no bairro de Matosinhos, um Dia D com diferentes ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. A iniciativa ocorrerá das 08h até o meio-dia.
Em entrevista recente à Rádio Emboabas, a enfermeira do setor de Epidemiologia de São João del-Rei Katiúcia Canaan contou a respeito das ações que serão realizadas neste dia. “E no dia 22 de novembro, ali na praça Senhor Bom Jesus do Matosinhos, estaremos realizando uma ação de mobilização referente a esse Dia D. Então, serão várias atividades, haverá tenda da saúde, verificando glicemia capilar e pressão arterial. Haverá também distribuição de mudas de plantas e ginástica. São várias ações de orientação, vai ter uma tenda para denúncias”.
Além dessas ações, o Dia D também contará com passeata das Escolas Elpídio Ramalho e Matheus Salomé abordando a temática de arboviroses; iniciativas de promoção à saúde física e mental; carreta contra a dengue com a presença de diferentes organizações da cidade, gincanas esportivas, dentre outras.
É importante reforçar que os cuidados de combate ao Aedes aegypti precisam ser diários. A cidade de São João del-Rei registrou ao longo deste ano mais de 14.000 casos de dengue e viveu durante algum tempo um cenário de epidemia com relação à doença.