No mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, a cidade de Tiradentes recebe uma programação especial direcionada ao tema. As atrações começam na quarta-feira, feriado de 20 de novembro, e seguem até domingo, 24 de novembro.
As atividades são presenciais e acontecem em diferentes pontos da cidade, como na sede do IPHAN, no Centro Cultural Yves Alves, no Chafariz de São José e no centro histórico de Tiradentes.
Apresentação de congadeiros, Missa Inculturada no Chafariz São José, Rodas de Capoeira, exposições artísticas, encenações teatrais, exibição de pequenas mostra de filmes e apresentações musicais estão sendo preparados para o público acompanhar gratuitamente.
A programação completa com todos os horários pode ser conferida acessando agora as redes sociais da Rádio Emboabas e o site da emboabas.com. O Mês da Consciência Negra em Tiradentes é fruto de uma parceria do IPHAN com a equipe do Tiradentes em Cena. O evento tem o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade e da UFMG.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
20 de Novembro (quarta-feira)
Local: sede do IPHAN e Chafariz de São José
– 8h30: Café da manhã com Congadeiros da região das vertentes e cortejo: recepção e acolhimento dos congadeiros, no pátio do IPHAN.
– 10h: Cena Encontro – Roda ancestral “é tempo de se aquilombar”: conversa com lideranças e abertura oficial da Semana da Consciência Negra em Tiradentes, no Sobrado Ramalho/Casa do Patrimônio das Vertentes.
-11h30: Missa Inculturada, no Chafariz de São José.
-16h: Abertura da Exposição “Amazônia Negra” da artista Marcela Bonfim, na Galeria Sobrado Ramalho.
-16:30: Cortejo do sobrado para o chafariz – Grupo de Jongo Negra Mina
-17h Apresentação de capoeira (Banguela e São Bento), Maculelê e Reggae Olodun das Gerais 19h Roda de Samba com o grupo Tendendê (BH) com participação das cantoras Isis Ferreira e Marilane Santos, no Chafariz.
Dia 21 de Novembro (quinta-feira)
Local: Quadra Poliesportiva
-15h às 17h Solos da Rua: espetáculo com apresentações de solos de Danças Urbanas. Oficina de House Dance, de Leandro Berilo.
Local: Centro Cultural Yves Alves
-19h Palestra “Quilombos e Resistência Cultural Afrodiaspórica na porção Sul de Minas Gerais”. João Flor de Maio – “A nova legislação de Tombamento de Quilombos”. Roseli dos Santos – “Desafios e Candongas – as lutas pelos bens patrimoniais no quilombo Candendê”.
Rogério Lazur – “Letramento racial em Tiradentes e região das vertentes”.
Sávio Souza – “Fundamentos para desconstruir o pensar e agir racista”.
Dia 22 de Novembro de 2024 (sexta-feira)
Local: Centro Cultural Yves Alves
-19h Pequena Mostra de Filme afrodiaspórica + conversa:
Documentário Favela: Das Leben in Armut (1971), documentário alemão que narra alguns dias na rotina da escritora Carolina Maria de Jesus.
Ratinho, um curta documentário sobre a vida deste personagem pradense.
Princesa Macula e o Canto Triste, Um filme para toda família sobre a história de uma menina- princesa herdeira de coroa na realeza negra congadeira. Uma obra de cinema comunitário da Efigênia Audiovisual estrelando o Congado da Maria.
Dia 24 de Novembro de 2024 (domingo)
Local: Centro Cultural Yves Alves
19h Música afrodiaspórica – Concerto de cravo e orquestra Banda Ramalho.