A Secretaria de Saúde de São João del-Rei, por meio do setor de Epidemiologia, alerta sobre a baixa procura dos moradores da cidade para se vacinarem contra diferentes doenças. No município, estão disponíveis doses de imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação do SUS e são oferecidas para faixas etárias distintas.
Em entrevista à Rádio Emboabas, a enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica são-joanense, Katiúcia Canaan listou os principais imunizantes que estão com baixa adesão pelo público na cidade. “Ainda a vacina contra Covid, o vírus circula entre nós, não temos casos graves, mas o setor monitora, então o vírus circula entre nós. Então a adesão em relação à vacina contra Covid-19 está muito baixa, a adesão em relação à vacina contra HPV e a meningite ACWY, que é para o público de adolescentes também, está muito baixa. E a vacina DTPA, que é contra difteria, tétano e coqueluche em gestantes. Então toda gestante a cada gestação na 20º semana tem que receber essa vacina para se proteger e proteger o feto”. Segundo a profissional, a cobertura vacinal desses imunizantes ainda não atingiu 50% do público-alvo, ou seja, daquelas pessoas que podem se vacinar.
É importante que os interessados em se vacinar com esses imunizantes devem ligar no setor de Vigilância Epidemiológica (32) 3379-1561, para se informar sobre o funcionamento das salas de vacina da cidade. Visto que nem todas as salas de imunização do município estão funcionando, por conta do desligamento de alguns profissionais de saúde na cidade no mês de setembro.
Para receber as vacinas disponíveis no município os cidadãos devem apresentar os seguintes documentos: cartão de vacinas, CPF ou cartão do SUS. Os menores de idade devem estar acompanhados de um responsável.