A Secretaria de Saúde de São João del-Rei emitiu uma nota oficial à população a respeito da “Fiscalização Ordenada na Saúde” promovida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), na UPA de São João del-Rei.
O documento que foi emitido no dia (08), foi divulgado antes de diferentes vídeos serem compartilhados nas redes sociais apontando irregularidades na casa de saúde são-joanense. A ação na cidade ocorreu no dia (07), e o procedimento também foi realizado em diversas unidades de saúde no estado, segundo a nota.
Devido a repercussão do caso, o setor de jornalismo da Rádio Emboabas procurou a UPA. A direção respondeu que aguarda o relatório oficial do Tribunal de Contas a respeito das notificações apontando todas as irregularidades constatadas na UPA de São João del-Rei. Para que assim as melhorias na unidade sejam realizadas pela Secretaria de Saúde.
Já com relação a nota emitida para a população, a Secretaria inicialmente destacou “A ação do TCE tem como objetivo avaliar a qualidade dos serviços prestados à população, visando o aprimoramento contínuo do atendimento em saúde. Durante a auditoria na UPA de São João del Rei, foram identificadas algumas poucas irregularidades. No entanto, destacamos que essas questões já estão em processo de resolução. Medidas como a instalação de novos equipamentos, reformas e adaptações na infraestrutura, além de uma reorganização dos processos de trabalho, estão sendo implementadas para garantir que o atendimento oferecido na unidade seja cada vez mais eficiente e qualificado. A administração municipal reafirma seu compromisso com a transparência e com a qualidade dos serviços públicos, especialmente na área da saúde”, dizia parte da nota.
A Rádio Emboabas continuará acompanhando o caso e convida todos os envolvidos a se manifestarem sobre a situação.