Canoa Elétrica é um grupo são-joanense, de Música Urbana Brasileira e Latina, que nasceu no curso de Música da UFSJ, em 2014 e engloba em seu repertório grandes nomes e referências como Rita Lee, Lenine, Gilberto Gil e Edu Lobo.
O núcleo do Canoa Elétrica é a dupla Natália Vargas, nos vocais, e Guilherme Grandi, que se conheceram na universidade e resolveram montar um grupo para tocar em bares e botecos da cidade. No entanto, hoje a formação máxima do Canoa Elétrica chega a ser no formato sexteto, de acordo com cada contratante.
Em entrevista ao Em Foco, da 92,7 FM Emboabas Mais Informação, a dupla Natália e Guilherme compartilharam algumas informações sobre o grupo e, dentre elas, como foi feita a escolha do nome Canoa Elétrica: “O nome surgiu assim, dessa formação minha com a Natália, que a Natália era uma pessoa muito MPB assim, ela sempre foi da música brasileira, samba e tudo mais, e eu vim de uma região que a gente é mais rock’n’roll. Sempre toquei mais guitarra, eu toquei mais guitarra elétrica, eu falei assim, cara, uma coisa bem brasileira, eu falei assim, canoa, né, e eu vim dessa onda mais da guitarra, guitarra elétrica, eu falei assim, ah, Canoa Elétrica. Mas eu mandei uma lista gigante assim de nomes, quando eu fui pensando em nomes assim, ela… Ah, ela escolheu canoa elétrica, que eu falei assim, isso é legal. Canoa Elétrica para trazer esse traço brasileiro, canoa, povos originários, floresta e tal. E a coisa elétrica é que o Guilherme trazia com rock’n’roll.”
Natália explica como é a escolha do repertório, levando em consideração cada apresentação e cada local: “A princípio, como a gente foi tocar em bares, a gente resolveu fazer um repertório bastante eclético para poder atender a diversidade de público que a gente ia encontrar. Então, o Canoa, ele faz forró, samba, MPB, pop rock, algumas músicas internacionais. É um repertório muito vasto. E aí, à medida que a nossa carreira foi consolidando, a gente foi montando um show específico, que é um show de música urbana, politizada. A gente gosta de cantar canções que falam de questões sociais. Então, a gente trouxe também Emicida, BaianaSystem, algumas canções do Edu Lobo. Então, o Canoa, ele tem esse traço bastante eclético quando está em bar. E quando faz shows, a gente gosta de trazer uma música mais politizada, mais de militância.”
Atualmente o Canoa Elétrica toca em bares, festivais e festas particulares não só em São João del-Rei e cidades vizinhas, como, também, na capital de Belo Horizonte. Além disso, o grupo já se apresentou em Brasília (DF).
E você pode acompanhar a agenda e conhecer os trabalhos do grupo no Instagram @canoaeletrica.