Emboabas

Sistema facilita denúncias de violência contra mulher e outros grupos vulneráveis pelo WhatsApp

São João del-Rei agora conta com o chat-bot “Chame a Frida”, que é uma ferramenta inovadora que permite às mulheres, em situação de violência, denunciarem abusos e solicitarem serviços de apoio diretamente pelo WhatsApp.

De acordo com a delegada Bruna Carla Alves, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de São João del-Rei, além do disque 180, que é a Central de Atendimento à Mulher, o município conta, agora, com o WhatsApp (31) 98489-3468, especialmente para o sistema “Chame a Frida”.

O sistema funciona 24 horas por dia e oferece um atendimento automatizado com um menu de opções que facilita o acesso a informações sobre direitos, medidas protetivas e procedimentos legais. Por ele, é possível formalizar denúncias de violência doméstica, solicitar cópias de medidas protetivas e tirar dúvidas relacionadas às leis que punem agressores. O serviço também pode ser utilizado para denunciar agressões às crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Uma das características inovadoras do sistema é a possibilidade de enviar a localização, garantindo uma resposta rápida e eficaz.

O “Chame a Frida” foi desenvolvido com base na experiência de uma escrivã da Polícia Civil, a Ana Rosa Campos, que atua em casos de violência contra a mulher, e conta com monitoramento contínuo de um policial de plantão, garantindo a segurança e a agilidade no atendimento.

Sair da versão mobile