Emboabas

Serviço de manutenção dos semáforos em São João del-Rei enfrenta desafios

Com um trânsito cada vez mais intenso em São João del-Rei, sobretudo em horários de pico, como no início da manhã, horário do almoço ou no fim da tarde, o bom funcionamento dos semáforos é essencial no conjunto de medidas necessárias a um trânsito mais seguro para todos.

No entanto, a cada novo acidente em algum cruzamento da cidade, seja durante o dia ou à noite, inclusive em fins de semana, muitos ouvintes e internautas da Emboabas questionam o não funcionamento ou o pisca em amarelo dos semáforos.

A manutenção correta dos equipamentos na cidade tem sido um grande desafio, destaca Valdo Alves, coordenador no Setor de Trânsito.

“A gente tem feito, dentro das condições que a gente tem, a gente tem mantido o semáforo funcionando. Mas, infelizmente, tem mais de ano que não tem licitação para comprar nenhum tipo de material para o semáforo. Inclusive, em maio, fizemos um levantamento de todos os semáforos da cidade. Todos precisam passar por uma manutenção severa, porque há vários semáforos não funcionando, porque queimou o placa, queimou o grupo focal, caminhões passam e já arrebentaram fiação de vários deles, tem várias fiações emendadas”.

Ele também explicou sobre como tem funcionado e os cuidados que o motorista precisa ter quando o semáforo está em pisca alerta.

“A maioria deles funcionam à noite e entram em alerta, né? Tem alguns que, por volta de meia-noite, outros às 10 horas da noite, depende do cruzamento. Tem um horário específico para que cada um deles entre em alerta e voltam de manhã. Quando a gente deixa a alerta, o motorista tem que saber que ele tem que chegar no cruzamento, ele tem que parar, ele tem que diminuir. Ele não vai ficar lá parado, mas ele vai diminuir e vai só atravessar com segurança. Só que, infelizmente, as pessoas veem o semáforo piscando, não toma aquele cuidado necessário que tem para fazer o cruzamento e tem acontecido alguns acidentes, e até com vítima fatal, como foi esta semana”.

Valdo esclareceu ainda porque alguns semáforos não podem ficar funcionando na madrugada toda.

“Infelizmente, a gente não pode pôr isso para funcionar a noite inteira, porque você imagina, a pessoa parada hoje em dia, de madrugada no semáforo, com riso de assalto ou um monte de coisa. E, se ele avançar, o motorista vai estar cometendo uma infração de trânsito gravíssima”.

Nossa reportagem entrou em contato com a atual Secretaria de Governo de São João del-Rei e aguarda respostas sobre os fatos levantados nesta matéria.

Sair da versão mobile