Neste domingo, dia 3 de novembro, acontece o primeiro dia das aplicações das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024 e muitos estudantes aqui da nossa região também vão participar. Então, é importante que se atentem ao local e horário, para chegarem com a devida antecedência e realizar uma boa prova.
E para falar sobre o que fazer nestes últimos dias que antecedem as provas do ENEM, conversamos com Douglas Maia, estudante de pós-graduação em História e professor de Espanhol no Cursinho Popular Edson Luís, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O professor deu algumas dicas para os estudantes: “Agora, na reta final, há poucos dias do ENEM, o segredo é desacelerar. Nada de tentar dar conta de grandes jornadas de estudo. O segredo agora é acessar a página do participante, verificar o local de prova e se planejar para chegar a tempo, de preferência, com uma hora de antecedência, meio dia, quando os portões abrem. Outra questão é procurar aquele documento com foto que vai te identificar no enenho, seja carteira de motorista, carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho. Também se organizar em questão de levar mais de uma caneta preta, porque pode ser que uma falha você tenha outra, então não sairá prejudicado. Também se organizar em questão do lanche, não levar nada muito leve, a ponta de passar fome durante a prova, mas nada muito pesado para evitar que passe mal.”
Ao ser questionado sobre como os alunos podem gerenciar a ansiedade e o estresse nas vésperas da prova, Douglas aconselha:“É claro que a ansiedade faz parte, ainda mais em uma prova com a importância do ENEM. O segredo é distrair a cabeça na véspera a prova. Seja assistindo um filme, saindo com as pessoas que a gente gosta, às vezes jantando fora, rindo, lendo outras coisas que não sejam relacionadas com os conteúdos do ENEM. Então, o segredo é distrair a cabeça.”
O ENEM 2024 representa não apenas uma oportunidade de acesso ao ensino superior, mas também um passo importante na trajetória acadêmica de cada candidato. Dessa forma, o professor de Espanhol alerta sobre a complexidade da prova e ressalta dicas para o dia do exame: “O ENEM, para além de uma prova com vários conteúdos, ele também é uma prova de resistência. O segredo é: a gente lê as questões com calma, não tem problema algum a gente parar para respirar um pouco, tomar uma água, às vezes pular uma questão que a gente está achando um pouquinho mais difícil, depois voltar nela, fazer as questões que a gente acha mais fáceis, não há problema nenhum também de impedir para ir ao banheiro, para descansar um pouco, às vezes esticar as pernas.”
As provas serão aplicadas em dois dias, 3 e 10 de novembro, abrangendo áreas como Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, além de uma redação.
O ENEM é a principal porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil e, também, é um instrumento que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Além disso, os resultados no exame servem para seleções de beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).