Emboabas

Moradores do bairro Segredo comemoram Halloween com cortejo pelas ruas

Desde o século 18, historiadores apontam que o Halloween moderno surgiu devido a uma mistura da celebração do Dia de Todos os Santos com a de um antigo festival pagão, o Samhain – termo que significa “fim do verão” – e que também era celebrado em 31 de outubro. No Brasil, hoje também é celebrado o Dia do Saci, personagem tradicional de nosso folclore, conhecido por assoviar pelas matas e fazer brincadeiras e travessuras por onde passa. Mas, mais que isso, ele é protetor das florestas e amigo da natureza.

Seguindo a tradição da festa celta, moradores do bairro Segredo percorrem as ruas em busca de guloseimas oferecidas pelos vizinhos. De acordo com uma das idealizadoras, Alexandra Assis, a ideia surgiu em 2017 com a família dela e duas vizinhas. No início, apenas oito crianças participaram. “Com o passar dos anos, os moradores das ruas próximas, através de convite dos moradores da nossa rua e as demais onde o cortejo passa, começaram a participar também.”

Ela também destaca que o evento é aberto a todos que quiserem participar. “Trata se de um evento para convidados, muito sadio, não levando a sério a religião, pois o Halloween não é cultuado na maiorias das religiões, somente mesmo uma brincadeira para as crianças que vão até as casas pedindo “doces ou travessuras” e posteriormente, participando da confraternização que fazemos aqui em frente minha casa.”

O “Halloween do Segredo” começa às 18h30 com a concentração. A saída é às 19h30 desta quinta, 31, com o cortejo partindo da rua Silvio Magalhães (que fica atrás da piscina do Athletic), segue pela rua Basílio Magalhães, depois desce a rua Dr. João Salustiano e retorna para a Silvio Magalhães, onde é realizada a confraternização para as crianças. Para isso, os organizadores pedem que os participantes levem guloseimas e um prato de salgado ou petiscos.

Para que o cortejo fique ainda mais bonito e original, há o pedido de R$ 10,00 para a compra de balões Led, mas não é obrigatório. Quem tiver o interesse é só fazer o Pix celular 32 – 988040901 em nome de Alexandra. É importante enviar também o nome da criança que vai receber o balão.

Sair da versão mobile