A Secretaria Municipal de São João del-Rei divulgou o resultado da quarta pesquisa amostral do Levantamento do Índice Rápido por Amostragem (LIRA’a) de focos do mosquito Aedes aegypti do município no ano. O documento apontou que a cidade registrou média de 1,8%, o que representa médio risco de proliferação.
A pesquisa, que foi realizada de 21 a 25 de outubro, inspecionou 1.961 imóveis, o que corresponde a 3,61% do total de imóveis trabalháveis da cidade, apontou que foram coletados 40 focos positivos do inseto. O documento ainda apontou que 97,5% dos focos foram encontrados em locais onde existe a presença de uma pessoa responsável.
Os bairros com mais focos do mosquito são o Alto das Mercês e a Vila São Bento. A maioria dos focos encontrados estavam em depósitos móveis, como: vasos/frascos com água, pratos, pingadeiras, recipientes de degelo em geladeira, bebedouro em geral, pequenas fontes ornamentais, materiais em depósito de construção, objetos religiosos/rituais ou em depósitos passíveis de remoção/proteção como pneus e outros materiais rodantes.
Todos os responsáveis pelos imóveis onde foram encontrados os focos serão notificados e serão direcionadas ações para eliminar os focos do mosquito.