Após várias discussões, reuniões e esclarecimentos aos charreteiros e à comunidade, além de lei aprovada recentemente no município, Tiradentes vai iniciar a fase de testes da primeira charrete elétrica na cidade.
De acordo com o município, a transição das charretes de tração animal para as elétricas, ambientalmente sustentáveis, será gradual na medida em que os testes forem satisfatórios. Ainda de acordo com administração tiradentina, o Ministério Público é que está custeando a aquisição do total das 10 charretes elétricas. As outras nove somente serão fabricadas, após essa fase de testes com o primeiro veículo, que inclui também a aprovação do engenheiro e dos charreteiros envolvidos.
A lei sobre a substituição total das 30 charretes de tração animal pelas elétricas, aprovada no município, aponta que só serão proibidas as charretes turísticas de tração animal na cidade quando as 30 charretes elétricas estiverem na posse dos charreteiros.
Quem explica mais detalhes é o Dr. Carlos Caprioglio, assessor jurídico da Prefeitura de Tiradentes.“A lei municipal é muito clara, só serão proibidas charretes de tração animal quando as 30 charretes elétricos estiverem na posse dos charreteiros. Existe um processo, ele pode demorar até 60 meses. O início é agora, com a primeira entrega do protótipo que será analisado pelos charreteiros, engenheiros, etc., para as condições reais de piso de Tiradentes. Depois que entregar as outras 29, o total são de 30, aí sim, fica excluído dentro da legislação municipal, já tem a lei, a permissão para transporte turístico de charrete por tração animal”.
Esse processo todo pode durar até 60 meses. O recurso para a fabricação das outras 20 charretes deve ser financiado pelo Ministério Público em parceria com outros setores públicos e políticos do estado.
Para marcar essa chegada da primeira charrete elétrica à Tiradentes, um evento de apresentação do veículo está sendo preparado pela Prefeitura. A população poderá acompanhar o lançamento na próxima sexta-feira, 01 de novembro, às 10h, no Largo das Forras, Centro de Tiradentes.