Emboabas

Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro será realizado de 31 de outubro a 02 de novembro, em São João del-Rei 

São João del-Rei recebe de 31 de outubro a 02 de novembro, a 05ª edição do Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro. Com uma programação gratuita que conta com shows, palestras e oficinas, o evento será realizado em diferentes espaços da cidade histórica. 

Conforme os idealizadores do projeto, o evento tem como finalidade “promover e divulgar a diversidade artística associada à prática do cavaquinho no Brasil”. Compondo a equipe de produção do festival, Pablo Fernandes conta como surgiu a ideia de realizar este evento e como o festival chegou até São João del-Rei. “E o festival, o Memória do Cavaquinho do Brasileiro, ele é um braço de um projeto chamado Memória do Cavaquinho Brasileiro, que é do músico e pesquisador Pedro Cantalice e ele teve esse projeto de fazer um acervo com pesquisa, escritos, métodos, gravações raras, gravações do cavaquinho desse material produzido no Brasil. O cavaquinho, apesar de ter mais de 100 anos de história no Brasil, tem muito pouco material de pesquisa. E aí o Pedro começou a fazer esse acervo lá no Rio de Janeiro, e criou um site, e aí desse material fervilhou tanto que culminou no primeiro festival que ele fez no Rio de Janeiro, que aí convidou alguns músicos para tocar, para ter palestra, para ter oficina. E aí nessa coisa de encontrar outros músicos, esse encontro com pessoas, é muito poderoso. Aí nisso, a gente ficou super empolgado de trazer esse festival para São João del-Rei”. 

Após a sua realização em terras cariocas, no ano passado o festival ocorreu pela primeira vez em São João del-Rei. Devido ao sucesso na cidade histórica, o evento ganhou neste ano, mais uma edição no município mineiro e conta com a seguinte programação: no dia 31 de outubro, às 19h, abertura e às 19h30, sarau com Cissa do Cavaco e Leo Matheus, no Solar da Baronesa. No dia 01º de novembro, às 14h, oficina de música, no Solar da Baronesa e às 20h show com Henrique Cazes no Teatro Municipal. E, no dia 02, às 15h, oficina de choro com Carlos Chaves e às 17h30, sarau com Bruna Takeuti e Betinho Melodia, ambos no Adro Mais Centro Cultural. 

Para conhecer mais sobre o projeto Memória do Cavaquinho Brasileiro, acesse as redes sociais da iniciativa ou o site que é o: https://www.memoriadocavaquinho.com.br/. A entrevista completa pode ser conferida no www.emboabas.com, na área de podcast.

Sair da versão mobile