Emboabas

Tradição e oração marcam Festa do Rosário na Comunidade do Rio das Mortes

Reprodução: Facebook Paróquia de Santo Antônio e da Bem Aventurada Nhá Chica

A razão pela qual outubro é consagrado ao Rosário está ligada à memória litúrgica de Nossa Senhora do Rosário, celebrada no dia 7. Mas a Paróquia de Santo Antônio e da Bem Aventurada Nhá Chica, no Distrito do Rio das Mortes, celebra a santa neste fim de semana.

De quinta, 17, a sábado, 19, às 19h, missa e orações do tríduo. No sábado, às 21h, shows com banda Forró Style e César e André.

O domingo, 20, é o dia maior da festa, e o Grupo de Congado Nossa Senhora do Rosário sai às ruas com muito colorido, batuque e danças. Neste dia, os moradores do distrito celebram os mais de 300 anos de devoção à Nossa Senhora do Rosário. A festa começa cedo, na primeira hora do dia, à 0h, acontece a alvorada festiva pelas ruas da comunidade. Na parte da manhã, às 11h30, o grupo de congado, um dos mais antigos de Minas Gerais, chega para a participação da missa festiva às 12h30, presidida pelo Monsenhor Geraldo Magela. Na parte da tarde, após a celebração da missa, o cortejo sai às ruas e busca os seus reis e rainhas, sendo que às 15h30 ocorre a posse dos mesmos. Às 17h30, acontece a procissão, com a imagem de Nossa Senhora do Rosário. E, a partir das 19h, é feita a entrega das coroas aos novos Reis e Rainhas. Outras informações no perfil do Instagram @distritoriodasmortes.

Sair da versão mobile