Hoje, 25 de setembro, é o Dia do Rádio! A data celebra o aniversário de Roquette Pinto, o fundador da primeira emissora do Brasil, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1884. Desde então, o rádio segue firme e popular, adaptando-se aos novos tempos, com transmissões até pela internet.
O presidente da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Flávio Lara Resende, aproveitou a data para homenagear os profissionais do rádio:
“No Dia Nacional do Rádio, parabenizo todos os profissionais que se dedicam a fazer do Rádio uma das mídias mais consumidas do Brasil, mesmo em épocas de tantas tecnologias. A Abert, em particular, tem muito orgulho desta data. Afinal, foi na abertura do 4º Congresso Brasileiro de Rádio de Fusão, promovido pela Abert em Salvador em setembro de 1966, que houve o lançamento do Dia Nacional do Rádio e da Rádio de Fusão, numa homenagem ao nascimento do cientista e Rádio de Fusão, Edgar Roquette Pinto, considerada o pai do rádio no Brasil. Desde então, a data é sempre comemorada. O rádio merece todo o nosso reconhecimento. E, passados 102 anos das primeiras transmissões oficiais no Brasil, o rádio continua atraindo ouvintes de todas as idades e gêneros, como a variedade de programação e serviços que podem ser acessados às mais diversas plataformas. Está em constante evolução, acompanhando sempre as novidades tecnológicas. Parabéns a este companheiro de todas as horas e um forte abraço a todos.”
Bruno Mazzoni, diretor da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) e da Rádio Emboabas, também falou sobre a importância do rádio, principalmente nas cidades menores:
“Eu tenho a dizer que nas cidades pequenas, como São João del-Rei e nas demais da região, o rádio é essencialmente um veículo que conta a história do lugar, ele faz pelos mais diversos ângulos, que são pelos serviços mais simples que presta como os achados e perdidos, pelas transmissões dos eventos que marcam os ápices e costumes das pessoas. ouvindo os lados do fato, as entrevistas com os principais personagens do cotidiano, o obituário, enfim, são muitas histórias contadas para uma população pequena que se reconhece e se enxerga historicamente pelo rádio.”
O Dia Nacional do Rádio é uma oportunidade para celebrar a rica história do rádio no Brasil e reconhecer a importância desse meio de comunicação para a sociedade. O rádio é mais do que um simples aparelho; é um companheiro, um informante e um formador de opinião que acompanha a vida das pessoas desde o seu surgimento.