Emboabas

TRE e INSS desmentem boato: Voto não vale como prova de vida para aposentados

Com a aproximação das eleições municipais, marcadas para o dia 6 de outubro de 2024, circula nas redes sociais uma notícia alegando que o voto nas eleições será usado como prova de vida para aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS. No entanto, esta informação não é verdade.

Em nota, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) esclareceu que a imagem divulgada é falsa, e o INSS também negou ter qualquer ligação com essa informação. A confusão nas redes sociais pode ter surgido por causa de uma portaria do INSS, de 2022, que mencionava a votação como uma das formas possíveis de prova de vida. Porém, o sistema ainda não está em funcionamento e, portanto, não valerá para as eleições deste ano.

Além disso, é importante lembrar que em 2024 não será preciso realizar a prova de vida. INSS mudou o sistema e agora o processo é feito de forma automática, sem que o beneficiário precise realizar o procedimento. Assim, ninguém terá seus benefícios suspensos por falta da prova de vida.

Sair da versão mobile