Emboabas

Queimadas na região de São João del-Rei exigem trabalho conjunto com os Bombeiros no combate às chamas, inclusive na prevenção e denúncia de casos

A leve garoa com poucas gotas de chuva que caiu sobre São João del-Rei esta semana ainda não foi suficiente para molhar o solo, amenizar a secura que permanece na região ao longo deste Inverno e afastar o risco de novos incêndios florestais.

A continuidade dos focos simultâneos de fogo, em diversos pontos de vegetação diferentes da região, tem exigido um trabalho conjunto de combate às chamas junto ao Corpo de Bombeiros de São João del-Rei.

Em uma das entrevistas recentes, concedidas ao Jornalismo da Rádio Emboabas, o comandante Radamés falou sobre os desafios enfrentados pela corporação local devido ao número de militares de seu efetivo e destacou a rede de apoio de combate aos incêndios que eles contam para o atendimento de várias ocorrências ao mesmo tempo.

“A gente conta com o nosso efetivo diário, os que são aproximadamente cinco militares, mas além disso, a gente conta com uma escala de sobreaviso, que em caso de demandas elevadas, a gente aciona o sobreaviso dos bombeiros daqui de São João del-Rei mesmo. A gente conta também com eventuais apoios de outras unidades, por exemplo, acionamento aéreo, se necessário for, a gente conta com helicópteros para combate a incêndios, com o apoio do Instituto Estadual de Florestas e da Brigada 1 também”.

E o papel da população também é fundamental nessa rede de apoio, ajudando, por exemplo, na limpeza e isolamento correto de lotes em áreas urbanas e rurais. Tenente Radamés deixou dicas importantes aos proprietários de terrenos.

“Sempre limpem os lotes, retirem ali o lixo, o material combustível, para que eles sempre estejam limpos. Aos proprietários em áreas rurais, ou em áreas que têm uma vegetação mais densa, que construam aceiros, o aceiro possibilita a setorização de ares ali, e caso aconteça um incêndio, esse incêndio não vai evoluir para uma outra área, então ele fica mais isolado e confinado, e o controle desse incêndio fica mais fácil”.

Os aceiros citados pelo comandante se referem às faixas de terreno sem vegetação que funcionam como barreiras naturais contra a propagação do fogo.

Lembrando que provocar incêndios em locais proibidos, oferecendo riscos a pessoas ou a propriedades é crime, conforme o Código Penal Brasileiro, com pena de 2 a 4 anos de prisão. Casos de fogo devem relatados ao Corpo de Bombeiros de São João del-Rei ligando para o 193 ou (32) 3379-2640.

Caso você tenha visto alguém colocando fogo em área urbana, a denúncia pode ser feita ligando para o 194 ou para o 191, caso o criminoso tenha sido visto colocando fogo próximo às estradas.

Sair da versão mobile