Emboabas

Confira a colocação das cidades da região no Ranking de Eficiência dos Municípios

O jornal Folha de São Paulo lançou em conjunto com o Datafolha uma ferramenta inédita que vai aferir quais prefeituras do Brasil são capazes de entregar mais serviços básicos à população utilizando menos recursos financeiros.

O Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha (REM-F) leva em conta o atendimento das prefeituras nas áreas de saúde, educação e saneamento, tendo como determinante para o cálculo de eficiência na gestão a receita per capita de cada cidade.

O levantamento cobre 5.281 municípios (95% do total) e se utiliza dos dados mais recentes disponíveis para uma base dessa dimensão.

Além de separar esse conjunto de municípios em quatro categorias (“Eficiente”, “Alguma eficiência”, “Pouca eficiência” e “Ineficiente”), o trabalho traz vários outros indicadores.

A cidade de Tiradentes apresentou índice de 0,615, acima da média nacional (0,525) e ficou na 329ª colocação. São João del-Rei se colocou em 439º lugar com 0,608. Santa Cruz de Minas, por sua vez, foi o município 3.003 (0,519). As três se classificaram com “Alguma Eficiência”, segundo a ferramenta.

Dentre as cidades da região, Barroso é a mais bem colocada, ocupa a 127ª posição, classificada como “Eficiente”.

A cidade de Botucatu (SP) alcançou o primeiro lugar do ranking, seguida de Belo Horizonte e Vitória.

Sair da versão mobile