Ao lado do Corpo de Bombeiros, o trabalho voluntário deles é fundamental no que se refere ao combate a incêndios florestais em São João del-Rei e região. Os brigadistas também têm atuado bastante nos últimos meses no controle das queimadas que não param de surgir a cada dia.
Em entrevista ao programa Em Foco, na 92,7 FM Emboabas Mais Informação, dois membros da Brigada 1 de São João del-Rei destacaram exatamente o que os dados do Corpo de Bombeiros também mostraram recentemente: o crescimento anormal do número incêndios na região este ano.
José Felix, atual coordenador da Brigada 1, apresentou números. “No ano de 2024 a gente já combateu 31 vezes, sendo que esse número ele é superior ao somatório dos três anos anteriores. Se a gente for somar 2021, 2022, 2023, a gente não teve um número de combates que a gente está tendo agora”.
E para trabalhar voluntariamente nessa linha de frente contra o fogo em regiões de mata, a capacitação anual é fundamental, explicou Lucília Resgalla, primeira coordenadora da Brigada 1, de São João del-Rei.
“A formação dos brigadistas, ela é feita uma vez ao ano. O curso é dado em duas etapas. Um final de semana são as aulas teóricas e, no outro final de semana, também os dois dias, são as aulas práticas. Geralmente, feita na área de sementa, que é acendido pelo exército, o ambiente, para acomodar ação. E ele é um curso que ele é dado antes da época de seca”.
Lucília também reforçou a importância do apoio da população para aquisição de equipamentos e para a denúncia de pessoas que colocam fogo nas matas. “A gente pede muito a colaboração da cidade, porque já houve um envolvimento maior da sociedade em estar colaborando com equipamentos, em ajuda. Agora, nós vamos voltar a fazer essa campanha, porque a gente precisa que a comunidade se envolva. E outra coisa, muito importante é que aquele que avistar um outro colocando fogo, ligue e denuncie, não precisa se identificar.”
Denúncias com fotos e vídeos podem ser feitas junto a Polícia Militar pelo 190 e sobre o combate ao fogo, o contato é feito junto ao Corpo de Bombeiros pelo 193. A entrevista completa sobre o trabalho dos brigadistas em São João del-Rei pode ser assistida no Facebook e Youtube da Rádio Emboabas.