Emboabas

Bombeiros de São João del-Rei apontam crescimento de 200% das ocorrências de incêndio florestal na região nesta época do ano

A cada dia, um novo incêndio florestal, uma nova ocorrência de fogo em mata tem sido atendida pelo Corpo de Bombeiros de São João del-Rei e vista pela população nos quatros cantos da nossa região.

O crescimento visível dos focos de incêndio tem sido comentado a cada roda de conversa, seja em casa, nas ruas ou no trabalho e gerado muita indignação na população. As queixas sobre a qualidade e o visual acinzentado do ar tem crescido e com razão. O número total de ocorrências de incêndios florestais na região cresceu cerca de 200% este ano, nos meses de junho, julho e agosto, no comparativo com o mesmo trimestre de 2023.

Os dados dos Corpo de Bombeiros de São João del-Rei, fornecidos ao Jornalismo da Rádio Emboabas, mostram que, de junho a agosto de 2024, 309 ocorrências de incêndios foram atendidas pela corporação. No mesmo período de 2023, o total de registros de incêndio atendidos pelos Bombeiros aqui na região chegou a 104. Ou seja, neste ano, foram 205 ocorrências a mais atendidas pela corporação entre junho e agosto. Em junho, foram 69 registros, em julho 111 e, em agosto, 129 ocorrências.

Vale lembrar que provocar incêndio, que cause perigo à vida ou ao patrimônio, é crime, conforme aponta o Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de três a seis anos. Queimadas também prejudicam a qualidade do ar e a respiração das pessoas, além de matar animais e destruir a vegetação. 

Sair da versão mobile