Emboabas

Mesários têm até sexta para solicitar transferência de seção eleitoral

Reprodução: Senado Federal

Os convocados para atuar como mesários nas eleições deste ano têm até sexta-feira (30) para solicitar a transferência temporária da seção eleitoral. Essa mudança foi criada pela Justiça Eleitoral para facilitar o deslocamento dos convocados no dia da votação.

Essa opção é voltada para quem, devido ao trabalho no dia da eleição, ficará longe de seu local de votação. Porém, a transferência só é permitida para a mesma seção eleitoral onde o mesário irá trabalhar desde que seja no mesmo município.

Para realizar a transferência, é preciso acessar o sistema Título Net, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral. Também é necessário baixar o aplicativo E-título para validar a operação. Já quem está envolvido na logística deve apresentar o pedido presencialmente nos cartórios eleitorais.

Os mesários têm um papel fundamental para garantir a transparência e legitimidade das eleições. Eles ajudam os eleitores e contribuem para que tudo funcione bem. As Eleições Municipais de 2024 acontecerão nos dias 6 (1º turno) e 27 de outubro (eventual 2º turno).

Além de contribuir para o sistema democrático, ser mesário traz alguns benefícios: direito a dois dias de folga sem perder o salário, auxílio-alimentação por turno trabalhado, critério de desempate em concursos públicos (se previsto em edital) e a possibilidade de converter o trabalho em horas complementares em cursos universitários. Também há um certificado de reconhecimento para quem se voluntariar.

E lembrando que Se você é candidato ou eleitor e precisa de serviços como certidões ou pagamento de multas, aproveite a nova programação para resolver suas pendências. O cartório funcionará todos os dias até o dia 6 de outubro, de 12h a 17h.

Para mais informações, ligue para (32) 99168-0015. O Cartório Eleitoral está localizado na Av. Leite de Castro, 507, no bairro Fábricas.

Sair da versão mobile