A Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica do 38º Batalhão de Polícia Militar de São João del-Rei lançou um whatsapp de apoio e acompanhamento dos casos registrados na região de cobertura da corporação. O número do novo serviço é o (32) 99858-8952.
Cabo Claudileia, explica como funcionará essa nova ferramenta. “Esse canal de atendimento é para que possamos localizar a vítima de violência doméstica para marcar o melhor local e data para encontrá-la pessoalmente, seja na sua própria residência ou até mesmo num local escolhido por ela. E assim, depois desse contato pessoal, inserir ela no serviço de prevenção à violência doméstica”.
Ela reforça que o novo canal do whatsapp não substitui a denúncia pelo 190. “Importante ressaltar que o número da PVD não substitui a ligação do 190, pois realizamos um segundo atendimento, ou seja, depois que o boletim de ocorrência já está registrado, seja com o atendimento da polícia militar, depois que a pessoa ligou no 190 ou até mesmo após o registro do fato na Polícia Civil”.
Cabo Claudileia ainda explica os locais onde as mulheres vítimas de violência doméstica podem formalizar a denúncia, em São João del-Rei. “Se o crime está acontecendo, é necessário ligar no 190. Caso precise registrar um boletim de ocorrência sobre violência doméstica de um fato que já se passou, procure a Polícia Militar na sede do 38BPM, situado na Avenida Leite de Castro, 1277, no bairro Fábricas, ou realize contato na delegacia especializada de atendimento à mulher. Fica situada a Rua Fiscal Januário Ramos, 123, na Vila João Lombardi, no primeiro andar”.
O serviço de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) foi criado em 2010 e tem como missão desestimular ações criminosas no ambiente domiciliar e familiar, para proteção da mulher vítima de violência. Em São João del-Rei, ele foi efetivamente implantado em 2020.