A Justiça apresentou, esta semana, o balanço relativo ao número de presos do regime semiaberto que retornou ao sistema prisional, em São João del-Rei, após a saída temporária pelo Dia dos Pais.
De acordo com as informações apuradas pelo Jornalismo da Rádio Emboabas, dos 204 presos que estiveram com suas famílias, nos últimos dias, até o fechamento desta reportagem, seis não haviam retornado sistema prisional. Destes, cinco estavam no Presídio Regional do Mambengo e um na APAC, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de São João del-Rei.
Dois presos que voltaram foram pegos nos exames toxicológicos que apontaram uso de drogas durante a saída temporária, o que é proibido. Eles estão retidos e vão ser chamados em audiência de justificação.
Durante a saída temporária, a Polícia Militar atuou na fiscalização da rotina dos presos nos endereços residenciais fornecidos por eles e flagrou que 12 presos/recuperandos não estavam em casa no momento da visita. Esses, também, segundo a Justiça, serão chamados em audiência de justificação que poderá, inclusive, resultar na regressão deles do regime semiaberto para o fechado.
A 2ª Vara Criminal e de Execução Penal de São João del-Rei avalia que, pelo conjunto dos dados do balanço, a saída temporária pelo Dia dos Pais transcorreu de forma normal, já que menos de 2% dos presos não retornou ao sistema prisional.
A saída temporária pelo Dia dos Pais aconteceu entre os dias 09 e 16 de agosto. A próxima saída será em outubro deste ano, em razão do Dia das Crianças. O benefício está previsto na legislação penal brasileira.