O Campus Dom Bosco da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) recebe nesta quinta-feira, dia 22 de agosto, um evento especial focado no tema Amamentação. A atividade gratuita será aberta a toda comunidade na sala 2.48, às 14h.
O evento está em sintonia com o Agosto Dourado e terá a participação da fonoaudióloga e consultora de amamentação, a Mirella Lombardi. Especialista afirmam que o leite materno é uma fonte sustentável de alimento, pois não gera poluição e não demanda energia, água ou combustível para sua produção, armazenamento e transporte, diferentemente dos substitutos do leite materno. Ele também ajuda a reduzir os custos do sistema de saúde, minimizando o tratamento de doenças na infância e em outras fases da vida.
O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais e que, nos primeiros 6 meses, o bebê receba somente leite materno, ou seja, sem a necessidade de sucos, chás, água e outros alimentos. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito da mãe, melhor para ele e para a mãe. A orientação médica é a de que só após os seis meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos saudáveis na dieta do bebê.