Os alunos da rede pública de Minas Gerais terão mais acesso a cuidados com a saúde. Na última semana, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou uma lei para garantir que os jovens tenham uma vida mais saudável e possam se dedicar ainda mais aos estudos. A Política Estadual de Assistência à Saúde do Estudante foi aprovada em 2º turno, trazendo grandes benefícios para os alunos da rede pública de educação básica.
A lei, de autoria do deputado estadual Cristiano Silveira (PT) garante que os estudantes tenham acesso a serviços de saúde essenciais, como cuidados com a saúde bucal, auditiva e visual. Além disso, a política também promove à saúde mental, incentiva a alimentação saudável e estimula a prática de atividades físicas. Tudo isso é essencial para que nossos jovens possam estudar com tranquilidade, sem que problemas de saúde atrapalhem o aprendizado.
Com essa política, os hábitos saudáveis começam a ser cultivados desde cedo, dentro da escola. Isso significa que nossos filhos e filhas vão aprender a importância de cuidar da saúde desde a infância, levando esses ensinamentos para a vida adulta. A nova lei vai além do estudante, pois, ao garantir essas práticas, ela também beneficia as famílias e toda a comunidade.
Outro ponto importante é que essa política vai permitir que muitos problemas de saúde sejam identificados e tratados ainda na escola, evitando que se tornem obstáculos no futuro. Com isso, asseguramos que nossas crianças e jovens tenham as condições necessárias para se desenvolver plenamente e obter uma educação de qualidade.