Em meio aos desafios e alegrias do início da maternidade, a amamentação surge como um aspecto crucial para a saúde tanto do bebê quanto da mãe. O aleitamento materno é recomendado por especialistas para ser iniciado já na primeira hora de vida do recém-nascido, sendo mantido como alimentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida da criança.
O leite materno é rico em nutrientes e anticorpos essenciais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico do bebê e promovem um desenvolvimento saudável. E quem explica melhor sobre esses benefícios, é a consultora de amamentação Mirella Lombardi: “Tem os valores nutricionais, a sua composição por si só já é maravilhosa. O colostro, que é o leite materno dos dois, três primeiros dias. Ele é rico em imunoglobulinas, anticorpos, vitaminas. A gente fala que é a primeira vacina do bebê. Então ele vai colonizar todo o intestino do bebê e vai trazer todo esse aporte imunológico para o bebê. A amamentação é a primeira medicina personalizada do ser humano. É tudo feito perfeitamente para o bebê. Então diminui riscos de diarreia, de infecções.”
Além disso, a amamentação promove um vínculo afetivo profundo entre mãe e filho e, também, contribui para a saúde da mãe, como afirma Mirella: “De imediato a gente tem aí menores riscos de hemorragia uterina, por exemplo. Então a gente também tem menores riscos de câncer de mama e isso são estudos científicos que comprovam isso, por conta do estrogênio que é diminuído durante a amamentação, e também por conta da renovação celular que se dá constantemente. Então quanto maior, quanto mais prolongada a amamentação, quanto mais amamentações, então quando tem um filho, dois filhos amamentando, menores os riscos de se ter câncer de mama. E também protege contra a diabetes tipo 2.”
A amamentação não é apenas uma forma de alimentar o bebê, mas uma prática que promove a saúde e o bem-estar de toda a família. Sendo assim, o Agosto Dourado é uma campanha dedicada à conscientização sobre os benefícios da amamentação. A cor dourada simboliza o padrão ouro de qualidade do leite materno, destacando sua importância incomparável para a saúde do bebê.
Portanto, profissionais de saúde recomendam que mães procurem orientação e apoio se encontrarem dificuldades durante a amamentação. Consultar um especialista em lactação, ou uma consultora de amamentação, pode ser um passo importante para superar desafios e garantir que mãe e bebê possam desfrutar dos muitos benefícios que a amamentação proporciona.