Com as temperaturas mais baixas muitas pessoas sentem vontade de desfrutar de comidas quentes e, também, mais calóricas. No entanto, os excessos podem gerar consequências para a saúde.
A nutróloga Dra. Eveline Meireles, em entrevista ao programa Em Foco, da 92,7 FM Emboabas Mais Informação, explica a relação entre o frio e a mudança nos hábitos alimentares: “Com a baixa de temperatura, o inverno, o frio, o nosso metabolismo começa a trabalhar mais. O gasto de energia é maior para ter esse equilíbrio da temperatura. Então, realmente, a fome aumenta, a gente fica menos saciado, os hormônios da sociedade também diminuem e com isso, mais fome. Fora aquele conforto de casa com frio, a gente tende de ficar mais em casa, mais com a família embaixo da coberta com os filhos; fica mais abrigado ali, então dá vontade de comer coisas com gordura, coisas menos saudáveis também aumentam. Então, realmente, isso é comprovado e a gente tem que tentar melhorar o mais possível, o mais saudável possível para estar na escolha melhor.”
Outro fato comum entre as pessoas é o questionamento da quantidade de água ingerida nos dias mais frios. A redução do consumo de água, muitas vezes pela falta de sede, é explicado pela baixa sudorese. Porém, a nutróloga afirma a importância de continuar ingerido bastante água nessa época do ano: “Mas é fundamental para o organismo, para a pele, para o bom funcionamento do intestino, para a excreção de toxinas, pela urina, né, é questão do renal. Então tem que tomar água mesmo sem sede. A importância de estar hidratado, para o bom funcionamento do intestino, para a qualidade. Tem que tomar do mesmo jeito que no verão, gente, andar com a garrafinha todo dia.”
Em relação a como se alimentar de forma mais correta, evitando a vontade de comer doces ou comidas mais calóricas e, ainda, manter uma alimentação saudável, a dica da Dra. Eveline é investir na proteína: “Eu sempre falo que a gente tem que adicionar as proteínas. A gente tem que saber a hora de colocar proteína, porque é proteína que dá saciedade. Então é carne, peixe, é a carne mesmo de boi, frango, colocar o ovo e diminuir esse carboidrato, que é o que faz a vontade de comer tempo todo, que é arroz branco, é salgadinho da padaria, então a gente tenta ir para esses alimentos que demoram mais a saciedade, o índice glicêmico é menor que a gente fala, né? Então a sopa, exatamente a sopa de abóbora, abobrinha, tenta ir para o abacate, ajuda um pouco. A canela com café quentinho, diminuir um pouco essa questão de achocolatado, usar mais o cacau 70%, ajuda bastante.”
Vale ressaltar que uma dieta equilibrada é essencial para o bom funcionamento da saúde física e mental. E antes de começar qualquer dieta é necessário procurar um profissional da alimentação para as devidas orientações. A entrevista completa com a nutróloga Dra. Eveline Meireles pode ser conferida em som e imagem no YouTube, Rádio Emboabas Oficial, e no Facebook Rádio Emboabas, ou, ainda, na área de podcast, aqui no site.