Na madrugada desta quarta-feira (31) um jovem, morador do bairro Colônia do Marçal, entrou em contato com a polícia militar de São João del-Rei e comunicou um óbito ocorrido no cruzamento da avenida Leite de Castro com a rua Doutor Oscar da Cunha.
No local, a equipe policial se deparou com o corpo de um homem de 52 anos, natural da cidade de Itutinga (MG) deitado na calçada, sem os sinais vitais. Os policiais constataram ainda que o mesmo cidadão era um homem em situação de rua e havia sido abordado há alguns, pela mesma equipe.
Foi acionado o SAMU, tendo comparecido uma viatura, no entanto, eles não puderam atestar o óbito, apenas fazer a constatação, pois não havia um médico naquele momento. Um perito de plantão foi acionado e compareceu no endereço citado, confirmando que não haviam sinais de violência no corpo, tratando-se de morte por causa natural.
Uma enfermeira do SAMU entrou em contato com o hospital Nossa Senhora das Mercês e foi informada que a médica de plantão não poderia comparecer para atestar o óbito. Em seguida, a polícia acionou a funerária municipal, onde um funcionário informou o nome da médica de plantão do serviço de verificação de óbito do município.
No entanto, após várias tentativas de contato no telefone celular com a tal médica de plantão, ela não atendeu a ligação. Dessa forma, o corpo foi recolhido pela funerária e levado até o velório do cemitério municipal, sem que conseguissem a devida orientação da médica de plantão que, até o final do registro policial, não retornou à diversas tentativas de contato.