Emboabas

Psicóloga de São João del-Rei destaca dicas para retomada da rotina escolar neste segundo semestre letivo

Elas já estão de volta a partir deste meio de semana em muitos colégios particulares de São João del-Rei. Em outros, da rede municipal e estadual de ensino, elas retornam mesmo na próxima segunda-feira, 05 de agosto. Estamos falando das aulas, queridas por muitos alunos, nem tanto assim por outros.

Nesse misto de emoções sobre gostar ou não gostar da retomada da rotina de estudos nas escolas, Michele Sena, psicóloga com atuação na área da Educação em São João del-Rei, explica que repensar o primeiro semestre de estudos, ou seja, o que deu certo e o que deu errado, é fundamental para uma segunda etapa produtiva.

Em entrevista ao Jornal Emboabas, ela ainda reforçou outra dicas importantes para essa retomada da rotina escolar. “Estabelecer hábitos mais saudáveis. Dentro dos estudos, por exemplo, uma rotina com horários estabelecidos, um ambiente propício, buscar o desenvolvimento físico desse aluno, desse filho, com atividade física, uma alimentação mais equilibrada, mais saudável, a ingestão de água, ficar atenta ao sono essencial para o processo de aprendizagem, utilizar a tecnologia a favor dos nossos filhos, evitar os excessos”.

Aos estudantes do Ensino Médio que vão fazer o ENEM, agora é reta final e a busca de ferramentas ou técnicas que favoreçam a memorização do conteúdo é fundamental, também aponta a psicóloga Michele Sena. “Considero importante buscar ferramentas de estudos, buscar técnicas, usar mapas mentais, tudo isso poderá minimizar dificuldades, fazer sentido para o pós para a vida de todos eles”.

Vale lembrar que a data oficial de retorno às aulas nas redes municipal e estadual de educação está marcada para a próxima segunda-feira, dia 05 de agosto, incluindo a Escola Municipal Maria Teresa que teve seu funcionamento paralisado por problemas estruturais em junho deste ano.

Algumas escolas particulares de São João del-Rei retomam suas atividades a partir desta quinta-feira, dia 1º de agosto. A UFSJ, por sua vez, não entrou em férias em julho, devido às modificações do calendário acadêmico em razão da greve realizada este ano. O novo calendário da universidade prevê férias a professores e universitários entre os dias 15 de setembro e 1º de outubro.

Sair da versão mobile