Emboabas

Presidente da Sociedade Protetora dos Animais de São João del-Rei fala das dificuldades enfrentadas pela instituição

A Sociedade Protetora dos Animais São Francisco de Assis de São João del-Rei enfrenta há algum tempo uma situação difícil: a falta de recursos e de ajuda para manutenção dos serviços prestados pela instituição, de forma gratuita, no cuidado aos animais. 

A presidente da sociedade, Fabiana Gomes, esclarece quais são essas dificuldades que a ONG, fundada na cidade há cerca de 30 anos, está enfrentando já há algum tempo. “A gente tenta dar o máximo que pode, mas a gente fica esse tempo todo, com essa faca no pescoço, sem doações, sem ajuda, e a gente morre de medo de não conseguir prover o mínimo para eles, que é um abrigo, comida, um lugar seguro e alguém para cuidar deles. E é esse momento que nós estamos passando, é um momento assim que depois da pandemia a gente teve muita dificuldade. Porque as pessoas, além de estarem passando, realmente um momento financeiro complicado, houve um crescimento absurdo no quantitativo de abandono. Então a gente trabalhou muito mais, a gente fez muito mais resgate, e o que já era difícil manter ficou ainda mais dispendioso, e assim a gente hoje luta para manter pelo menos os cães que a gente resgata, por enquanto a gente nem está resgatando mais”. 

Atualmente, a organização cuida de 60 animais, divididos entre aqueles que vivem no abrigo mantido pela sociedade, os que estão na casa da presidente e os que estão em lares temporários e eles tentam oferecer a esses animais todos os recursos necessários para que eles se mantenham saudáveis e protegidos. 

Devido aos custos para manter todos esses animais, a instituição realiza diferentes campanhas como: arrecadação para medicamentos e exames, além de doações de ração, cobertores, vasilhas, casinhas, de incentivo ao voluntariado para o cuidado com os animais e claro a adoção. A presidente reforça que qualquer ajuda é sempre muito bem-vinda. 

Para entrar em contato com a instituição, basta procurar pela Sociedade Protetora dos Animais São Francisco de Assis de São João del-Rei nas redes sociais e por lá enviar uma mensagem.

Sair da versão mobile