Os Jogos Olímpicos Paris 2024 são realizados entre os dias 24 de julho e 11 de agosto. A 30ª edição conta com mais de 10 mil atletas que disputam medalhas em 329 eventos divididos em 48 modalidades. A Cerimônia de Abertura foi realizada às margens do Rio Sena, com barcos de cada delegação navegando pela cidade.
A vila olímpica mais ecológica de todos os tempos vai receber cerca de 14 mil atletas de mais de 200 países. Localizada às margens do rio Sena, o lugar de 300 mil metros quadrados foi projetado para virar um bairro após o fim da competição. São 82 prédios, 3 mil apartamentos, 7.200 quartos e muita sustentabilidade. O Brasil leva 276 atletas, competindo em 39 modalidades diferentes.
Falando em Brasil, o advogado são-joanense Cid Augusto Rangel levou a família para acompanhar de perto as emoções da competição mais democrática do mundo. Ele relata os primeiros dias no país europeu.
“Estou aqui com minha família e um casal de amigos são-joanenses que moram na França. A gente chegou há mais de uma semana e fomos a alguns eventos pré-olímpiadas. Acompanhamos no estádio de Bordeaux, a estreia do Brasil no futebol feminino contra a Nigéria e fomos ao jogo entre Paraguai e Japão no futebol masculino. Acompanhamos a abertura pela televisão, pois não tínhamos ingressos, mas estaremos em vários eventos aqui”.
Cid também destaca o ambiente na capital francesa.
“É muito bacana o espírito olímpico, apesar da cidade de Paris estar muito vazia. Parece que todos os parisienses saíram daqui pela ocasião dos Jogos Olímpicos. Então ficaram só os turistas mesmo. Há muitos bloqueios de ruas, mas o clima está bem tranquilo na cidade”.
O único esporte novo para a Olimpíada de 2024 é o break. É um estilo de dança que se originou no Bronx, em Nova York, durante a década de 1970, mas evoluiu para se tornar um esporte competitivo.