O setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de São del-Rei divulgou nesta sexta-feira (26), o mais recente boletim epidemiológico, apresentando os números atualizados da dengue, da chikungunya e do zika vírus na cidade. Conforme o documento, o município chegou ao número de 13.872 casos positivos para dengue. Já as notificações estão em 18.312 casos, além de 4.440 testes negativos e nenhum exame aguarda o resultado para a doença.
O informe também apontou que o município manteve o número de 32 notificações para a chikungunya, sendo 30 casos positivos e dois testes negativos para a doença, assim como foi notificado no boletim anterior. Já em relação ao zika vírus, São João del-Rei permanece sem nenhum caso confirmado na cidade.
Já com relação ao número de óbitos, o documento apontou que 18 mortes foram registradas nas casas de saúde de São João del-Rei. Os informes anteriores apontavam que até então tinham ocorrido 16 óbitos, mas segundo o boletim desta sexta, dia 26: “Os dois últimos óbitos acrescidos (UPA) no boletim ocorreram há mais tempo. O motivo de serem lançados somente agora no boletim se deu pelo fato de que os mesmos estavam em investigação, até que fosse averiguada a confirmação do óbito por complicações concomitantes com o vírus da dengue”. Com essa atualização, as mortes registradas no município foram contabilizadas da seguinte forma: Santa Casa com 10 óbitos, Hospital das Mercês com quatro, UPA com três e uma morte confirmada em domicílio.
Com relação aos bairros que mais registraram casos positivos de arboviroses, o boletim apontou que, em primeiro lugar, está o Tijuco com 1.630 casos positivos. Seguido da Colônia do Marçal com 1.469 casos confirmados e do Matosinhos com 1.187 casos.