No próximo sábado, dia 13 de julho, a cidade de São João del-Rei será palco de uma manifestação em prol da Serra do Lenheiro. O evento vai acontecer na Avenida Presidente Tancredo Neves, das 9h às 13h.
O manifesto está sendo organizado pelo Movimento Popular Salve a Serra do Lenheiro, que conta com o apoio de diversos grupos e cidadãos engajados na causa ambiental. O principal objetivo é sensibilizar a comunidade local e autoridades para a necessidade urgente de valorização, conscientização e proteção ambiental da Serra do Lenheiro.
Membro do Movimento Popular Salve a Serra do Lenheiro, José Saraiva Cruz, explica que mesmo tombada institucionalmente, a serra sofre com a falta de atenção do poder público: “Nós temos leis municipais, tanto do tombamento quanto a da criação do Parque Ecológico Municipal da Serra do Lenheiro, que legalmente dão condições do poder público atuar para proteger melhor a Serra do Lenheiro. E a gente sente muita falta desse poder público lá na Serra. A Serra está muito, assim, solta, então as pessoas acham que podem fazer o que quer na Serra. E fazendo o que quer, muitas não têm o conhecimento sobre onde e o que estão fazendo, o que eles estão destruindo, porque a Serra do Lenheiro é um museu a céu a aberto.”
Saraiva ainda conta que a manifestação é necessária para coletar assinaturas a fim de pressionar as autoridades: “A gente sabe que sem o executivo, o legislativo e o judiciário, as políticas públicas elas não andam. Então é preciso que também esse poder público olhe com carinho para a Serra do Lenheiro. E para isso a gente sabe que os poderes públicos olham com mais carinho, quando a população também olha com mais carinho, com mais necessidade, com mais desejo por aquela política pública.”
A Serra do Lenheiro é a continuação da Serra de São José. Com altitude máxima de 1.218 metros e origem rochosa que data em 1,6 bilhões de anos atrás, nela podem ser encontradas pinturas rupestres, o Canal dos Ingleses, cachoeiras e uma rica diversidade de plantas.