O Ministério da Saúde incluiu mais dez medicamentos gratuitos na lista do Programa Farmácia Popular, válidos para retirada a partir desta quarta-feira, 10 de julho. A medida visa ampliar o acesso da população a tratamentos essenciais para diversas condições de saúde.
Os novos medicamentos incorporados ao programa são destinados ao tratamento de Doença de Parkinson, colesterol alto, glaucoma e rinite. De acordo com o Ministério da Saúde, a ampliação da lista deve atender, pelo menos, 3 milhões de pessoas que utilizam o programa e pode gerar uma economia de até R$ 400 por ano para os usuários.
Os dez novos medicamentos que passam a ser gratuitos pelo Farmácia Popular são:
O Jornalismo da Rádio Emboabas entrou em contato com algumas das Farmácias Populares de São João del-Rei e foi confirmado que esses medicamentos estarão disponíveis para retirada, uma vez que foram inclusos na listagem do programa. Vale ressaltar que entrega depende da disponibilidade de estoque dos fornecedores e a demanda da procura em cada estabelecimento.
Para a retirada de um medicamento gratuito no Farmácia Popular é preciso apresentar documento oficial de identidade com foto e número do CPF e a receita médica, dentro do prazo de validade, emitida por médico do SUS ou particular.
O Programa Farmácia Popular permite que os cidadãos tenham acesso a medicamentos gratuitos ou com descontos em farmácias conveniadas, facilitando o tratamento de doenças crônicas e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.
Para mais informações sobre a lista completa de medicamentos disponíveis e locais de atendimento, os interessados podem consultar o site oficial do Ministério da Saúde, em www.gov.br/saude, e pesquisar por Farmácia Popular.