Emboabas

Profissional de Educação Física de São João del-Rei comenta efeitos da prática de exercícios no Inverno

“Tá muito frio! Vou deixar para caminhar e ir na academia amanhã”. E aí? Se identificou com essa frase? Pois é, muita gente acaba reduzindo a frequência de atividades físicas no Inverno, o que, segundo especialistas, não é nada saudável.

O Ricardo Nascimento, da Cohab, em São João del-Rei, estava há 8 anos parado sem praticar exercícios. Agora, mesmo no Inverno, ele tem procurado deixar as desculpas de lado e manter a rotina do vôlei de praia com os amigos nas manhãs geladas de domingo.

“No inverno é tudo mais complicado, sair da cama, naquele frio, naquela neblina. Atualmente, a gente tá com o time, com o horário das 8 da manhã aos domingos. Então a gente sai, tá com a neblina, a areia gelada, só que assim, nos primeiros 10 minutos de prática de esporte, tá todo mundo suando, todo mundo já tirou blusa. Um acaba animando o outro, a saída, aquela coberta”.

Sair das cobertas e praticar exercícios no Inverno é muito importante, afirma o profissional de Educação Física, Paulo Braga, da Colônia do Marçal. Ele explica os efeitos das baixas temperaturas no corpo e os benefícios da atividade física nessa estação do ano. A hidratação continua sendo fundamental.

“No frio, o gasto calórico é muito maior porque o seu corpo tem que manter a temperatura em 36 graus, 36 graus e meio. Quando a pessoa pratica atividade física, em qualquer situação, ela melhora a imunidade. Você pode também diminuir o estresse e combate a depressão, no frio dá muita depressão, aumenta a expectativa de vida, melhora a qualidade no sono, aumenta a imunidade, combate doenças típicas do frio e ajuda no controle de peso também. Claro que aliada uma boa alimentação, uma alimentação saudável. Hidratar bastante, não vai querer tomar água, aí você faz um esforço de tomar no mínimo dois litros de água por dia”.

Hidratada e sempre na ativa, inclusive no Inverno, pra lá e pra cá, em cima bicicleta, está a Soraya Hallak, da Colônia do Marçal. Ela também sabe e sente os benefícios da prática de exercícios físicos para a saúde.

“Agora no frio, eu acordo bem cedo, não deixo a preguiça me bater, vou pegar uma bicicleta, vou fazer minha atividade física, isso melhora meu condicionamento físico, minha respiração, minha circulação. Vamos levantar e não deixar o frio nos abater. Atividade física é tudo de bom”.

E para que essa atividade física aconteça de forma segura, é bom sempre lembrar: não se esqueça de consultar, primeiro, um profissional educador físico da sua confiança.

Sair da versão mobile