A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza, nesta quinta-feira, 4, no Campo Experimental Risoleta Neves, em São João del-Rei, o Dia de Campo de Hortaliças Panc (Plantas Alimentícias Não Convencionais). O evento gratuito acontece a partir das 8h, com inscrições no local.
A programação será dividida em quatro estações de campo, comandadas por pesquisadores da Epamig, para a demonstração de hortaliças não convencionais: “Peixinho, azedinha e inhame”, apresentados por Marinalva Woods; “Feijão-guandu, araruta e ararutão”, tema de Izabel Cristina dos Santos; “Ora-pro-nóbis e vinagreira”, por Maria Regina Souza; e “Tomate de árvore”, com Cláudio Egon Faccion. Além de uma palestra sobre manejo de insetos tripes no cultivo de hortaliças, ministrada pela pesquisadora Lívia Carvalho.
O pesquisador Cláudio Faccion destaca a história e a importância das PANC.
“Essas hortaliças já foram muito importantes na alimentação dos mineiros, antes da chegada das hortaliças estrangeiras. Ora-pro-Nobis, serralha, almeirão, cará-do-ar, cará barbado, inhame rosa, dentre outras, estavam presentes nas refeições diárias. Elas cresciam espontaneamente, eram mantidas nos quintais e trocadas entre vizinhos. Essas plantas são rústicas e produtivas, além de eficientes na absorção de nutrientes. Proporcionam um alimento nutritivo e saudável para quem deseja cultivá-las”.
O Campo Experimental Risoleta Neves (CERN) fica na Avenida Visconde do Rio Preto, s/n – Campus CTAN da UFSJ (saída para Ritápolis).
Outras informações pelo telefone (32) 3379-4983.