A partir desta quarta-feira, 3 de julho, começa o movimento de retorno de profissionais e alunos às atividades da UFSJ. A retomada acontece após meses de paralisação com a greve nacional que buscou melhorias nas condições salariais e de carreira de professores e técnicos administrativos em educação.
Após muito debate, rodas de negociação com o governo federal e assembleias, professores, técnicos administrativos, alunos anunciaram o fim da greve e as datas de retorno às atividades.
Nesta quarta-feira, dia 3, por exemplo, a primeira categoria a retornar ao trabalho são os professores universitários. Na quinta-feira, 4 de julho, será a vez dos técnicos administrativos em educação voltarem às atividades. Os estudantes universitários retornam mesmo na segunda-feira, 8 de julho, conforme publicação oficial divulgada pelo Movimento Estudantil nas redes sociais do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFSJ.
A reitoria da instituição, por sua vez, também se pronunciou em seu site e confirmou que as aulas retornam nesta quarta-feira, dia 3 de julho, mas que faltas e atividades avaliativas só serão registradas e aplicadas a partir da segunda-feira, 8 de julho.
O fim da greve na UFSJ e a retomada das aulas era aguardada por milhares de estudantes da UFSJ, proprietários de imóveis alugados para universitários, donos de pensões e restaurantes, além de outros setores da economia local que dependem, direta ou indiretamente, desse público vivendo, circulando e consumindo na cidade.