No próximo dia 30 de junho, a cidade de Tiradentes será palco da 1ª Copa Interna Social de Jiu-Jitsu. O evento, que promete reunir atletas de todas as idades e níveis de experiência, acontecerá a partir das 9h, na Quadra Poliesportiva.
Idealizada pelo instrutor Lucas Santana, a competição é destinada a todos os alunos do Projeto Social Fábio Guerreiro, que oferece aulas gratuitas de jiu-jitsu para crianças e jovens da região. Com o objetivo de promover a integração social, o desenvolvimento esportivo e a valorização da disciplina entre os participantes, o evento envolverá atletas de São Sebastião da Vitória, Santa Cruz de Minas, Conceição da Barra de Minas, São João del-Rei e Tiradentes.
Lucas Santana explicou a importância da competição para as crianças do projeto:
“Estou organizando esse campeonato interno, com o intuito de acrescentar a participação de alunos que tem receio, tem medo de competição, da competição regional, estadual, que sempre a gente está indo participar. A ideia é fazer as crianças ter essa assimilação, esse empenho melhor na competição oficial. Então, é como se fosse um treino, porém com pessoas diferentes. São crianças da mesma bandeira, porém crianças diferentes. O intuito dessa é aproximar os alunos e criar essa experiência.”
Além disso, o evento tem como objetivo treinar instrutores na contagem de pontuações, sequência de pontos e arbitragem, habilidades importantes que enriquecerão o currículo dos instrutores e professores.
A 1ª Copa Interna Social de Jiu-Jitsu conta com o apoio da Prefeitura de Tiradentes, através da Secretaria de Esportes, e promete ser um marco na integração social e desenvolvimento esportivo na região.